segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AÇAFRÃO

 
 






O Açafrão da Índia ou Cúrcuma é uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae) sendo a raiz a parte mais utilizada na culinária e na medicina. No Brasil, principalmente em Minas Gerais e Goiás, é conhecida como Açafrão da Terra, Açafrão ou Gengibre Amarelo. Aquele baratinho que a gente encontra até em supermercado (esse costuma vir pra consumo misturado com um pouco de fubá, mas mesmo assim não faz mal de maneira nenhuma, só faz bem)
 É no rizoma da Curcuma longa que está o componente mais ativo da planta, a curcumina presente em 2 a 5% deste tempero.
 A curcumina, isolada pela primeira vez por Vogel em 1842, é um pó insolúvel na água e no éter, mas solúvel no etanol.
 A curcumina comercial encontrada nos mercados a preços bem acessíveis, contém três cucurminoides que lhe confere a cor amarelo alaranjada: curcumina (77%), demetoxicurcumina (17%) e bisdemetoxicurcumina (3%).
 Ela é muito consumida na Índia, cerca de 100 mg/dia por habitante, como tempero. Estudos recentes mostram que podemos ingerir até 8 g/dia sem efeitos colaterais, entretanto a biodisponibilidade celular da curcumina é muito baixa , devido à rápida glucoronidação hepática e intestinal. O folclore nos ensinou que a adição de pimenta do reino (Piper nigra) aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo. Na Índia o povo adora açafrão e pimenta.
 Nos Estados Unidos são muito comuns o câncer de mama, de colon, de próstata e de pulmão, o que não acontece na Índia, onde é alta a ingestão de cúrcuma. Observou-se aumento da incidência de câncer de colon em imigrantes da Índia vivendo nos Estados Unidos, o que mostra o valor da dieta como fator quimiopreventivo (Aggarwal, 2003).
 A medicina complementar baseada em evidências científicas e na observação cuidadosa pode e deve ser utilizada conjuntamente com a medicina convencional ou quando não se obtém desta os resultados esperados. O médico não pode simplesmente dizer que não há mais nada a fazer, sem antes tentar de um modo firme, sensato e rigoroso todas as armas da medicina complementar (Felippe, 2007). Um dos exemplos é o uso da Cúrcuma.
 A cúrcuma tem sido utilizada na medicina Ayuverdica, medicina tradicional da Índia, por mais de 6000 anos nas seguintes situações: desordens biliares, anorexia, tosse, feridas em diabéticos, males hepáticos, reumatismo, sinusite, etc.
 Encontramos de 1966 a 2007, 1492 referências no Medline sobre a atividade biológica da curcumina. Recentemente a literatura médica mostrou que a Cúrcuma possui os seguintes efeitos:
 1. Anticâncer
 2. Aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas
 3. Antiaterosclerótico
 4. Antinflamatório
 5. Reduz o colesterol
 6. Diminui a oxidação da LDL
 7. Inibe a agregação das plaquetas
 8. Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio
 9. Diabetes tipo II: hipoglicemiante, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria
 10. Esclerose Múltipla: diminui as crises de exacerbação
 11. Alzheimer: retarda o processo degenerativo
 12. Fibrose cística: corrige alguns defeitos
 13. Doenças inflamatórias dos olhos: uveíte anterior crônica, pseudotumor orbital idiopático
 14. Diminui as dores na artrite reumatoide
 15. Efeito nas doenças de pele: psoríase e dermatites
 16. Efeito na esclerodermia
 17. Estimula regeneração muscular
 18. Melhora a regeneração das feridas
 19. Cicatriza escaras
 20. Protege o fígado e rins de lesões tóxicas
 21. Aumenta a secreção biliar
 22. Diminui a formação de cálculo biliar
 23. Efeito nas doenças inflamatórias de intestino
 24. Protege contra a formação de catarata
 25. Protege o pulmão da fibrose
 26. Inibe a replicação do HIV
 27. Inibe a reprodução das leishmanias
 
 Lembrem-se:
 Para utilizar o açafrão na culinária convencional é preciso adicionar esta especiaria à panela já com óleo quente e refogar como se fosse um tempero, isso para que haja a liberação dos curcuminóides, pois a cúrcuma é de propriedade insolúvel. Depois pode-se acrescentar mais temperos (cebola, alho, etc) e preparar quaisquers receitas. Fica muito bom em arroz, purês, batatas e legumes sauteé. O açafrão também faz parte de um dos ingredientes do curry (o mais saudável é o curry em pó, o de creme contém gordura).
 Dica: Não exagere na quantidade, o sabor adstringente fica muito evidente, o importante é a freqüência da utilização da cúrcuma na alimentação e não a quantidade. Basta uma colher de café ou de sobremesa