quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sabores da Saúde

A alimentação ayurvédica baseia-se em seis sabores: ácido, amargo, picante, doce,
salgado e adstringente. Cada um deles credita atribuições específicas a cada
prato e deve ser priorizado ou ingerido em menor quantidade, conforme o dosha da
pessoa (vata, pitta ou kapha).
Em todas as refeições do dia os seis sabores devem coexistir, em menor ou maior
quantidade dependendo do dosha. Sabores prioritários de cada dosha:
Vata:
ácido, salgado e doce
Pitta:
Amargo, adstringente e doce
Kapha:
Amargo adstringente e picante
Todos nós temos influência dos três doshas sempre, porém, devido a nossa constituição,
temos sempre um dosha que nos influencia em maior quantidade. Resumindo,
podemos ser uni dosha (se é influenciado em maior quantidade por 1 dosha), bi
dosha (influenciado por 2 doshas – mais comum) e até mesmo tri dosha (Os 3
doshas dominantes). Porém mesmo se a nossa contituição é definida por um
determinado dosha (uni, bi ou tri), haverá ocasiões em que no dia-a-dia estaremos
sob influência de algum dosha que não faz parte de nossa contituição. Isso poderá
ocorrer por diferentes fatores do momento, como exemplo a influência de algum
estilo de vida novo (estilo de vida mais agitado: só é bom para o dosha kapha;
estilo mais calmo: só é bom para pitta e vata). Determinadas estações do ano
também podem influenciar, ou então determinado horário do dia/noite e sua idade
poderão desencadear a falta ou o excesso de algum atributo do dosha. Se isso
vir a acontecer e somar com o acúmulo do que chamamos de AMA (toxina não
digerida) nos tecidos, alguma patologia física, mental ou emocional certamente surgirá.
Desse modo é preciso ficar muito atento às emoções particulares do momento,
sempre no presente, ou seja, o alimento que ingerimos também poderá ser um
recurso para aplacarmos males emocionais.
DICA:
Sempre que receberem alguma notícia que deixe-o triste ou deprimido é bom não
se alimentar até que o estado mental negativo seja amenizado pois nesse caso é
certo que haverá formação de ama (ama mental, a mais perigosa das toxinas).
Outro conselho seria evitar comidas picantes, ácidas e salgadas em momentos de
irritabilidade, ainda mais se isso somar em um dia muito quente. E também é
recomendado evitar alimentos frios quando estiver em um estado de ansiedade
maior. Dica geral: Alimentos frios só
serão bem vindos para pessoas do dosha pitta dominante (elemento fogo), que tem um calor
interno mais intenso, do contrário essa qualidade de alimento favorecerá na
formação de AMA, e consequentemente, na ativação de determinada doença.