terça-feira, 17 de abril de 2012





O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originário da Índia e da China. É uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo. O gengibre conta com substâncias como o canifeno, falendreno, zingibereno, zingerona e cineol. O cineol por exemplo é ótimo para a digestão, pois estimula a secreção gástrica (agni).

Uma das formas mais tradicionais de aproveitá-lo é como chá, feito com pedaços do rizoma (raíz). Seus benefícios são usados no combate a gripe, tosse, resfriado, gases intestinais, vômitos, rouquidão, e até ressaca. Também pode ser usado em compressas quentes contra artrite, dores de cabeça, congestão nasal, dores de coluna ou cólica menstrual.

* Estudos recentes sobre o gengibre apontam uma ação anticancerígena da raíz.

* Segundo pesquisadores, o gengibre é capaz de deixar mais lento o crescimento dos tumores de intestino. Ele também pode reduzir níveis de açúcar no sangue, muito útil para o tratamento de diabetes. Assim como todos os picantes citados abaixo, o gengibre aumenta o metabolismo e ajuda na queima calórica.

Dicas ayurvédicas:

Na época do ano onde há predomínio de estação úmida e parcialmente fria (janeiro e fevereiro), chuvinha sem sol, há o acúmulo do dosha kapha (elemento terra e água) no organismo, principalmente se a pessoa se alimenta exageradamente de laticíneos, pratica pouca atividade física e acorda mais tarde pela manhã (próximos as 10 h). Com a falta do elemento fogo, excesso de terra e também do elemento água, a probabilidade de adoecer aumenta. De acordo com o sistema ayurvédico recomenda-se aumentar o elemento fogo através do uso de picantes (pimentas, alho e cebola, gengibre, folhas picante suaves como hortelã e manjericão, etc). Mas cuidado, o uso excessivo de picantes podem gerar irritabilidade e dores no estômago, principalmente se a pessoa tiver o dosha pitta como parte de sua constituição energética.

* Uma receita infalível para eliminar a quantidade de ama (toxina não digerida) do organismo é o famoso suco de gengibre (receita abaixo). Acúmulo de ama, entre outras, é uma das causas que facilitam o aparecimento de doenças.

Contra-Indicações do uso do gengibre: Cardíacos e hipertensos, pressão alta não controlada, pacientes com gastrites e lesões ulcerosas no estômago não devem fazer o uso, apenas por recomendação médica.

Suco gengibre:

Esse suco pode ser usado para diversos fins. Para ativar a fome antecipando o almoço. Para quando se sentir cansado e com dores no corpo, dor muscular intensa, dor no corpo como sensação de que vai ficar doente ou com febre, febre (nem precisa tomar antitérmico se for menos de 38 graus, apenas com 1 colher de sopa de 1 em 1 hora já é o suficiente até cessar a febre). Para doenças no sistema respiratório como sinusite, rinite, bronquite, asma, tosse, tomar algumas pequenas doses o dia todo por vários dias até melhorar ou sarar, só parar se sentir muita dôr no estômago, mas antes de parar ainda é recomendado coar a mistura e tentar beber coando antes de parar o tratamento, isso evita a gastrite)

Retirar a casca do gengibre e ralar no ralador intermediário, nem no maior furo e nem no menor (vai virando o gengibre para evitar ralar a fibra que é mais difícil de ralar e cuidado para não ralar a mão pois é difícil ralar gengibre, escolha sempre os mais gordinhos pois tem mais suco dentro).

Após ralar retire o suco espremendo o gengibre ralado, se quiser pode usar um pano de prato limpo, colocar o conteúdo do gengibre ralado dentro como de fosse uma trouxinha e espremer até sair o suco. A proporção é para cada uma colher de sopa (a maior) do suco de gengibre, vc espreme uma colher de sopa de suco de limão, 1 colher de chá de açúcar mascavo e 1 pitada de sal caprichada, o importante é vc sentir os 4 sabores, ok?

Se estiver doente já vai fazendo em maior quantidade para não precisar ralar toda hora. Vc pode fazer uma garrafinha pequena com essa mistura e deixar na geladeira, dura 2 dias dentro da geladeira mas retire antes da geladeira um pouco para não consumir o líquido gelado, isso é importante.

Recapitulando: 1 colher de sopa de suco de gengibre

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de chá de açúcar mascavo

½ colher de café de sal ou 1 pitada (de preferência sal light, ou sal de rocha, pois tem menos sódio, já existe no mercado e é fácil de encontrar)

Colher de sopa é a maior e colher de café é a menorzinha de todas as colheres

Colher de chá é maior que a colher de café, bem maior, e menor que a colher de sobremesa.

Espero que testem!

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário